Um pouco da história dos Professores do Observatório Céu Austral

 

 

Geólogo (IG - USP) e pós-graduado em Ensino de Astronomia (Unicsul). Foi bacharelando em Meteorologia (IAG - USP) no período de 1986 a 1988. É professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação em Turismo Ecológico do Senac-Ceatel. Professor de Astronomia do Planetário de São Paulo desde 1976 onde foi responsável pelas aulas práticas de Astronomia para os cursos do IAG-USP, IG-USP, IF-USP, POLI-USP e FAU-USP no período de 1990 a 2002. Chefe do Observatório Astronômico da Escola Municipal de Astrofísica de 1991 a 2002. Autor do livro Reconhecimento do Céu, de cartas celestes e co-autor dos Guias  Práticos de Observação de Estrelas e Constelações e de Chuvas de Meteoros, entre outros. Co-autor do curso à distância "Introdução à Astronomia e Astrofísica" veiculado pelo site Educativo.com desde 2000. Membro da Sociedade Astronômica Brasileira - SAB desde 1982.

 

Diretor Geral do Observatório Céu Austral desde 1987.

 

 

 

 

 

Paulo Gomes Varella

mais detalhes

 

 

Física (IGCE - UNESP) e pós-graduanda em Ensino de Astronomia (Unicsul). Professora de Matemática e Física de 1987 a 1991. Professora de Astronomia da Escola Municipal de Astrofísica desde 1992 e Chefe da Seção Técnica de Programação e Operação do Planetário de São Paulo de 1995 a 2002. Responsável pela implantação das apresentações gravadas, produziu todos os programas veiculados de 1995 a 1999 nas apresentações públicas e escolares do Planetário. Autora e co-autora de vários artigos e publicações de Astronomia. Co-autora dos Guias Práticos de Estrelas e Constelações e de Observação de Chuvas de Meteoros, entre outros. Co-autora do curso à distância "Introdução à Astronomia e Astrofísica" veiculado pelo site Educativo.com desde 2000.

 

Diretora Científica do Observatório Céu Austral desde 1990.

 

 

 

 

Regina Auxiliadora Atulim

mais detalhes

 

 

Astrônomo, formado em Física (IF-USP) e Matemática (IME-USP), com pós graduação em Astronomia (IAG-USP) e pós-graduado em Ensino de Astronomia (Unicsul). Professor da Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo desde 1970. Professor do Instituto de Química e Geociências da Universidade Federal de Goiás. Diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo de 1980 a 2002. Colaborou na edição do Anuário Astronômico do IAG-USP no período de 1976 a 1996. Autor de várias publicações de Astronomia e co-autor do curso à distância "Introdução à Astronomia e Astrofísica" veiculado pelo site Educativo.com desde 2000. É co-produtor do site de Astronomia " Uranometria Nova". Membro da Sociedade Astronômica Brasileira, da Sociedade Brasileira de Física e da Société Astronomique de France.

 

Professor Associado do Observatório Céu Austral.

 

 

 

 

Irineu Gomes Varella

 

 

Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, tendo por especialidade a Antigüidade Grega. Há 16 anos dedica-se ao magistério superior, tendo lecionado História da Filosofia Antiga no Curso de Filosofia da Universidade São Judas Tadeu, onde foi coordenador do Regime de Iniciação Científica, e na Universidade Anhembi Morumbi, entre outras. Possui várias publicações em revistas científicas, cujos temas se relacionam ao pensamento grego dos períodos arcaico e clássico, à ética e à epistemologia. É astrônomo amador desde 1990 e colaborou nas apresentações do Planetário de São Paulo como operador no período de 1995 a 1999.

 

Professor Associado do Observatório Céu Austral.

 

 

 

 

Ricardo Gonçalves

 

 

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo e pós-graduanda em Ensino de Astronomia (Unicsul). Trabalhou em diversas bibliotecas de escolas superiores e de empresas privadas. Foi a idealizadora e uma das responsáveis pela implantação da Toca da Leitura, a mais tradicional casa "rent a book" de São Paulo. Implantou e coordena, desde 1991, o Centro de Documentação Técnica e Científica em Astronomia do Planetário de São Paulo. Ministra cursos e palestras de Astronomia e Mitologia. Dedica-se também, à produção de textos, mapas celestes, calendários astronômicos, etc. Co-autora do curso à distância " Introdução à Astronomia e Astrofísica" veiculado pelo site Educativo.com desde 2000. É co-produtora do site de Astronomia " Uranometria Nova" .

 

Professora Associada do Observatório Céu Austral.

 

 

 

 

Priscila Di Cianni F. Oliveira

 

 

Formado em Engenharia Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz e em Engenharia de Segurança pela Unip, com especialização em Engenharia de Controle de Poluição pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

Freqüentador assíduo do Planetário do Ibirapuera desde os 15 anos de idade, concluiu vários cursos da Escola Municipal de Astrofísica, onde desenvolveu profundo interesse pela Astronomia Observacional, principalmente de cometas e aglomerados estelares. Realiza observações em Bom Jesus dos Perdões (SP), onde ministra aulas de Astronomia como professor voluntário.

Tem também interesse em Meteorologia e Astronáutica pela ligação dessas áreas com as questões ambientais.

 

Professor Associado do Observatório Céu Austral.

 

 

 

 

Milton Scoparo

 

 

voltar