Os mais belos e interessantes fenômenos astronômicos ao alcance do astrônomo amador!

 

Destaques do mês de Outubro

 

 

 

1 a 7 de outubro:   Observe o cometa C/2023 A3 - Tsuchinshan–ATLAS a leste (E), pouco antes do nascer do Sol. Este cometa foi descoberto em janeiro de 2023 independentemente por dois observatórios: o Observatório de Tsuchinshan (ou Purple Mountain), situado na China e o projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) localizado no Havaí. Veja por binóculos.

 

2 a 8 de outubro:   Observe as belas configurações entre o brilhante planeta Vênus e a estrela Zubenelgenubi (Alpha Libræ de magnitude aparente m= +2,75), pertencente à constelação de Libra (a Balança), vistas ao anoitecer a oeste (O). Em especial, veja a configuração em 5 de outubro, sábado. Veja a olho nu, por binóculos ou por telescópio.

 

12 a 31 de outubro:   Observe o cometa C/2023 A3 - Tsuchinshan–ATLAS a oeste (O), ao anoitecer. Em 13 de outubro o astro atingirá seu máximo brilho no período. Este cometa foi descoberto em janeiro de 2023 independentemente por dois observatórios: o Observatório de Tsuchinshan (ou Purple Mountain), situado na China e o projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) localizado no Havaí. Veja por binóculos.

 

16 a 21 de outubro:   Observe as belas configurações entre o brilhante planeta Vênus e as estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião,) vistas ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Em especial, veja a configuração em 19 de outubro, sábado. Veja a olho nu ou por binóculos.

 

23 a 28 de outubro:   Observe as belas configurações entre o brilhante planeta Vênus e a Antares (Alpha Scorpii de magnitude aparente m = + 1,05), pertencente à constelação de Scorpius (o Escorpião) e situada à esquerda de Vênus, vistas ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Em especial, veja a configuração em 25 de outubro, sexta-feira Observe a olho nu ou por binóculos.

 

 

30 de setembro – segunda-feira:   Conjunção superior do planeta Mercúrio (com o Sol), às 18h. Nesse dia, o planeta e o Sol nascem e se põem praticamente juntos e não observamos o “Mensageiro dos Deuses” no céu.

 

2 de outubro – quarta-feira:   Lua Nova às 15h 49min.

 

Passagem da Lua pelo apogeu de sua órbita às 16h 40min. Nesta data ocorre a maior distância entre a Terra e a Lua em 2024.

 

Eclipse Anular do Sol, visível no Oceano Pacífico, Havaí, sul do Chile e da Argentina e parcialmente visto do sul e sudeste, partes do centro-oeste e sul da região nordeste do Brasil, no final da tarde. Para visualizar a configuração dos dois astros em São Paulo, clique aqui.

Jamais olhe diretamente para o Sol a olho nu e muito menos por meio de equipamentos ópticos. O recurso mais seguro e de fácil obtenção para a visualização do fenômeno é a utilização de uma máscara de soldador, de graduação mínima igual a 14, que pode ser encontrada em lojas de equipamentos de proteção individual.

 

5 de outubro – sábado:    Conjunção do brilhante planeta Vênus com a estrela Zubenelgenubi (Alpha Libræ de magnitude aparente m= +2,75), pertencente à constelação de Libra (a Balança) e situada à direita de Vênus, vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu, por binóculos ou por telescópio.

 

Bela configuração entre a Lua e o brilhante planeta Vênus, situado à direita da Lua, vista ao anoitecer a oeste (O). Note a estrela Zubenelgenubi (Alpha Libræ de magnitude aparente m= +2,75), pertencente à constelação de Libra (a Balança) à direita de Vênus. Observe a olho nu, por binóculos ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!!

 

6 de outubro – domingo:   Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), situadas pouco acima da Lua, ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

7 de outubro – segunda-feira:   Conjunção da Lua com a estrela Antares (Alpha Scorpii de magnitude aparente m = + 1,05), pertencente à constelação de Scorpius (o Escorpião) e situada junto à Lua, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu, por binóculos ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!!

 

9 de outubro – quarta-feira:   Máxima atividade da chuva de meteoros Draconídea.

 

10 de outubro – quinta-feira:   Máxima atividade da chuva de meteoros Tau-Orionídea.

 

Quarto Crescente lunar às 15h 55min.

 

13 de outubro – domingo-feira:   Máxima atividade da chuva de meteoros Eta-Piscídea.

 

Máximo brilho esperado para o cometa C/2023 A3 - Tsuchinshan–ATLAS.

 

14 de outubro – segunda-feira:   Bela configuração entre a Lua e o planeta Saturno, situado acima da Lua, vista ao anoitecer a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

16 de outubro – quarta-feira:   Passagem da Lua pelo perigeu de sua órbita às 21h 46min.

 

NOITE ESPECIAL: a Lua atinge o perigeu de sua órbita (ponto onde se encontra mais próxima à Terra) às 21h 46min de hoje e passa pela fase de Lua cheia às 8h 26min do dia 17 de outubro, quinta-feira. Em 16 de outubro temos uma noite de luar magnífico. IMPERDÍVEL !!!

 

17 de outubro – quinta-feira:   Lua Cheia às 8h 26min.

 

NOITE ESPECIAL: a Lua atingiu o perigeu de sua órbita (ponto onde se encontra mais próxima à Terra) às 21h 46min do dia 16 de outubro, quarta-feira, e passou pela fase de Lua cheia às 8h 26min de hoje. Em 17 de outubro temos uma noite de luar magnífico. IMPERDÍVEL !!!

 

19 de outubro – sábado:    Conjunção do brilhante planeta Vênus com a estrela Dschubba (Delta Scorpii, de magnitude aparente m = + 2,35), pertencente à constelação de Scorpius (o Escorpião) e situada pouco acima e à esquerda de Vênus, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu, por binóculos ou por telescópio.

 

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), pertencente à constelação de Taurus (o Touro) e situado acima da Lua, vista a partir das 21h 15min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

20 de outubro – domingo:   Bela configuração entre a Lua e o brilhante planeta Júpiter, situado à direita da Lua, vista a partir das 22h 20min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

21 para 22 de outubro – segunda para terça-feira:   Máxima atividade da chuva de meteoros Orionídea.

 

24 de outubro – quinta-feira:   Quarto Minguante lunar às 5h 03min.

 

Bela configuração entre a Lua, o avermelhado planeta Marte (situado acima da Lua) e as estrelas Pollux (Beta Geminorum, de magnitude aparente m = + 1,15), situada acima e à esquerda da Lua, e Castor (Alpha Geminorum de magnitude aparente m = + 1,90), localizada à esquerda de Pollux, ambas pertencentes à constelação de Gemini (os Gêmeos), vista a partir da 1h 10min a nordeste (NE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

25 de outubro – sexta-feira:   Bela configuração entre o brilhante planeta Vênus e a Antares (Alpha Scorpii de magnitude aparente m = + 1,05), pertencente à constelação de Scorpius (o Escorpião) e situada à esquerda de Vênus, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

26 de outubro – sábado:   Bela configuração entre o avermelhado planeta Marte e as estrelas Pollux (Beta Geminorum, de magnitude aparente m = + 1,15), situada à esquerda de Marte, e Castor (Alpha Geminorum de magnitude aparente m = + 1,90), localizada à esquerda de Pollux, ambas pertencentes à constelação de Gemini (os Gêmeos), vista a partir da 0h 40min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis, de magnitude aparente m = + 1,35), pertencente à constelação de Leo (o Leão) e situada à direita da Lua, vista a partir das 2h 30min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

29 de outubro – terça-feira:   Passagem da Lua pelo apogeu de sua órbita às 19h 50min.

 

30 de outubro – quarta-feira:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Porrima (Gamma Virginis, de magnitude aparente m = +3,40), pertencente à constelação de Virgo (a Virgem), situada à esquerda da Lua, vista a partir das 4h 25min e por pouco tempo, a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

 

 

 

 

voltar