Biblioteca do Observatório Céu Austral

 

 

As fases da Lua

por Regina Auxiliadora Atulim

 

 A variação do aspecto da Lua com o passar dos dias sempre chamou a atenção do Homem. A esse fenômeno dá-se o nome de fases e ele ocorre devido às posições que a Lua ocupa em sua órbita em relação à Terra e ao Sol. A Lua passa por uma fase distinta a cada instante (por causa de seu movimento relativo à Terra e ao Sol), mas apenas quatro de seus inúmeros aspectos recebem nomes especiais.

 

A figura abaixo representa a Terra em órbita do Sol e a órbita lunar em torno da Terra quando observadas em planta (diagrama fora de escala; visão do pólo geográfico sul da Terra).

 

 

Observando o diagrama acima, na posição 1, a Lua encontra-se entre a Terra e o Sol. Nessa situação não podemos observá-la pois ao olharmos em sua direção, estamos olhando na mesma direção do Sol. Além disso, é o hemisfério escuro que está voltado para a Terra. Essa fase chama-se Lua Nova ou Novilúnio e no dia em que ela ocorre, a Lua nasce e se põe praticamente junto com o Sol.

 

À medida que o tempo passa, a Lua move-se em sua órbita e, a cada dia, uma pequena porção de seu hemisfério voltado para a Terra vai se tornando visível por refletir a luz solar: é o início do crescente. Ao atingir a posição 2 na figura, Terra, Lua e Sol representam os vértices de um triângulo retângulo (com ângulo reto na Lua). Nesse instante, a Lua passa pela fase chamada Quarto Crescente, quando a metade de sua face iluminada pode ser vista da Terra. A Lua na fase de crescente pode ser observada durante a tarde e nas primeiras horas da noite.

 

Continuando seu movimento, a Lua exibe, a cada dia, sua face voltada para a Terra mais e mais iluminada, até que, ao atingir a posição 3 na figura, o hemisfério lunar voltado para a Terra encontra-se inteiramente iluminado. Nesse instante, a Lua passa pela fase de Cheia ou Plenilúnio. Nesse dia, a Lua nasce praticamente no momento em que o Sol se põe, permanecendo visível durante toda a noite.

 

Após o instante de Lua Cheia, ela entra na fase de minguante, ou seja, a cada dia, uma pequena área de seu hemisfério voltado para a Terra deixa de ser iluminada pelo Sol até que, na posição 4, novamente forma-se um triângulo retângulo com ângulo reto na Lua. Essa situação corresponde à fase de Quarto Minguante, quando ela exibe novamente metade de sua face voltada para a Terra iluminada (a que não era visível na fase de quarto crescente). Quando a Lua passa pela fase de minguante, é vista nas altas horas da madrugada e durante o período da manhã.

 

O ciclo se completa quando a Lua, voltando à configuração 1, passa outra vez pela fase de nova.

 

 

 

voltar